d
Siga- me
  >  Relações de Consumo

Relações de Consumo

AÇÕES INDENIZATÓRIAS OU REPARATÓRIAS POR DANOS MORAIS, MATERIAIS OU PERDA DO TEMPO ÚTIL.

 

Como consolidado no direito civil brasileiro, aquele por ação ou omissão causar dano a alguém fica obrigado a repará-lo.

 

Nesse contexto, existem muitas situações em que o cidadão acaba sendo lesado nos direitos que possui, seja por atitudes arbitrárias e autoritárias das empresas ou em razão de conflitos entre cidadãos.

 

Invariavelmente, a reparação pelos danos sofridos deve ser feita por meio de um processo judicial que muitas vezes será litigioso. Em todos os casos é imprescindível ter um advogado que tenha conhecimento nas técnicas de negociação e mediação para realizar uma análise estratégica de atuação na demanda.

 

Alguns exemplos de conflitos em que é necessário a busca da reparação por meio de processos judiciais.

 

  • Reparação e restituição por cobranças de dívidas e boletos já pagos.
  • Atrasos em voos, extravio de bagagem e problemas com a realização e cancelamento de pacotes de viagem e turismo.
  • Danos decorrentes de erros médicos.
  • Descumprimento em contratos.
  • Acidentes de trânsito.

 

EQUILÍBRIO EM RELAÇÃO AO SUPERENDIVIDAMENTO DO CIDADÃO E LIMITE DE DESCONTO EM EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS.

 

Com o advento da lei 14.181 de 1º de julho de 2021, houve mudanças significativas na interpretação da legislação consumerista, com a inclusão de diversos novos artigos e incisos que ampliaram a defesa dos interesses dos consumidores, especialmente aqueles que estão em situação de fragilidade econômica. Nesse sentido, não é mais possível que os bancos ofereçam empréstimos para clientes que não terão condição de pagar os valores contratados sem afetar sua subsistência. E com base nessa nova regulamentação é que os advogados devem atuar para verificar a correção da aplicação da legislação analisando se as regras atuais foram aplicadas em favor do cliente.

 

Combinando-se a questão referente ao superendividamento, é preciso uma análise pormenorizada dos descontos que estão sendo feitos nas contas do cliente para análise de se os descontos estão enquadrados dentro de uma limitação que mantenha a subsistência do cidadão por meio de ação judicial podendo haver pedido liminar ou não para limitação dos descontos no percentual de 30%(trinta por cento).

 

JUROS ABUSIVOS EM CONTRATOS DE EMPRÉSTIMO E FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS

 

Outro ponto muito comum que nos deparamos é em casos que se verificam juros abusivos nos contratos de empréstimo consignados, financiamentos de veículos e crédito direto ao consumidor (CDC).

 

É comum observarmos que muitas vezes o cliente paga duas ou até três vezes o valor contratado em razão dos juros e demais taxas aplicadas aos contratos sem que tenha sido repassado com a devida clareza aos contratantes.

 

Nesse sentido, em um momento em que a população se mostra cada vez mais dependente de um grande número de auxílios econômicos e empréstimos, as instituições financeiras se aproveitam da hipossuficiência econômica dos clientes para impor abusos financeiros latentes. Muitas vezes é possível constatar que as taxas de juros podem ser mais de 200% sobre o valor contratado. Confirmando-se que houve abuso na imposição de taxas e juros os clientes podem pedir a devolução dos eventuais valores pagos de forma simples ou em dobro caso fique claro que houve má-fé.

 

ATRASOS E CANCELAMENTOS DE VOOS, PERDA DE CONEXÃO E EXTRAVIO DE BAGAGEM

 

No momento atual muitos voos sofreram cancelamentos bem como os clientes precisaram cancelar ou remarcar suas passagens em virtude da epidemia de SARS-COVID-2. Nesse contexto, foi preciso que o governo federal editasse normas que pudessem viabilizar a devolução de valores pagos e eventuais remarcações sem que houvesse prejuízos tanto para empresas, quanto para os clientes.

 

É nesse momento em que os advogados precisam estar atentos para verificar se as determinações legislativas seguiram o que foi estabelecido na lei.

 

Muitas perguntas são feitas em decorrência da pandemia, sobre eventual conexão perdida, atraso ou cancelamento de voo e até overbooking no caso de uma conexão.

× Como posso te ajudar?